Pare um instante do seu dia para alinhar os seus projetos com a sua atual realidade, se estiverem muito distantes um do outro revise prioridades, mas não deixe de realizar seus sonhos.


 
         O que você faria se não precisasse pensar a respeito? Como assim? <Você pode se perguntar>. Quero dizer, o que faz seu coração se alegrar quando você está fazendo? O que você faz tão alegre e espontaneamente que nem pensa para fazer? 


Certa vez, ouvi o Prem Baba dizer que a nossa missão de vida está relacionada a talentos e coisas que gostávamos na infância. Para algumas pessoas isso pode não dar uma dica muito boa do que é sua missão de vida. Ocorre que, para mim, isso foi absolutamente perfeito.

Desde a infância eu sonho muito, tenho imaginação altamente criativa. É por isso que desde os 10 anos escrevo poemas, mas lembro de um episódio em uma casa que morava quando era pequenina, tinha aproximadamente 7 anos, em que eu ficava conversando com as plantas ( a louca, risos) e contava a elas histórias. Desde esses primeiros anos sou uma inventadora de histórias.

Lembro-me de noutra ocasião na meninice de “dar aulas” para os meus ursinhos e bonecas. Fazia longas palestras, discorria sobre os temas que tinha vontade, era uma tagarela. Anos mais tarde, quando estava muito nervosa para falar em público, principalmente na primeira graduação (de Direito), eu voltava a palestrar sozinha, ensaiando os seminários para meus estimados bichos de pelúcia.

Uma última coisa que quero registrar aqui relacionada a talentos infanto-juvenis é o fato de ser cuidadora e observadora. Isso realmente vem, para mim, do berço. Há outras tantas qualidades ou dons que poderia citar, mas esses que falei: escrever poemas, criar histórias, palestrar, cuidar de pessoas etc. me trazem dicas preciosas sobre a minha missão de vida.
Tudo que está relacionado ao comportamento humano, escrita, fala, arte e compreender a essência da vida e das pessoas, está diretamente relacionado ao que mais amo fazer na vida.


Não pensem que foi um caminho fácil ou curto descobrir tudo isso, ou melhor, resgatar tudo isso sobre mim. São anos de autoanalise e outros tantos de terapia para entrar em contato com a minha essência, aos poucos. A única coisa que posso dizer a vocês é que tem valido a pena cada segundo investido nessa descoberta.

Fez parte desse processo entender que prefiro me relacionar com pessoas a fazer serviços burocráticos. Isso me fez tomar uma atitude há alguns anos e mudar a rota de minha caminhada profissional. 

Após muitos anos da conclusão do curso de Direito e alguns de exercício da advocacia, decidi encarar mais 5 anos em outra formação acadêmica e hoje sou, com muita satisfação, Psicóloga. 

Se eu falar que foi fácil, estarei mentindo. Nunca foi uma opção desistir, porém, muitas vezes no meio do caminho perdi as forças, mas continuei mesmo assim. O resultado? A realização de um sonho: enfim, Psicóloga! Cinco anos dormindo tarde, acordando cedo, milhares de estágios, provas, Tcc (trabalho de conclusão de curso), vontade de não ir (quase todos os dias pelo cansaço). Mas, valeu a pena cada segundo.

O que quero dizer com tudo isso? Que vale a pena você lutar por seus sonhos. Ocorre que muitas vezes as pessoas sequer tem noção do que é sonhar. Algumas passam a vida inteira sobrevivendo, apenas isso. A vida não é feita para sobreviver, nem somente para pagar contas. 


Eu não posso dizer exatamente o que você precisa fazer para encontrar o seu caminho, a sua essência ou missão de vida. Apenas quero propor que reflita sobre isso: o que você veio fazer nesse mundo? O que você faz hoje está relacionado a isso? Se sim, ótimo! Continue até o momento que quiser. Se a resposta for não, ops! Refaça a rota de sua vida. Não importa se você tem 20, 30, 40, 70 ou 100 anos, sempre é possível recomeçar. Sempre!

Caso você tenha tomado uma direção diferente da desejada para sua vida, não se renda a isso! Recomece! Sempre é tempo de mudar a rota, ajustar o GPS e seguir rumo a direção correta (embora não ache que exista correto e errado, creio que há situações que podemos mudar e outras que precisamos viver por algum motivo). Apenas não se entregue a um “destino”, faça o que desejar de sua vida!


Desejo que você encontre os seus motivos para ser feliz! Não como eu suponho que seja a felicidade, mas, como ela deve ser para você. Pergunte a si mesmo: o que enche seu coração de alegria?

Boa sorte nessa caminhada do autoconhecimento! Tenho certeza que você irá conseguir. Continue, apenas, continue...

30/01/19

Ana Paula de Jesus

É Poeta, Escritora, Advogada, Psicóloga, Acompanhante terapêutica, Conciliadora/Mediadora, dentre tantas outras coisas que faz. Mas, o que gosta mesmo de fazer é estar com as pessoas, acolhê-las em seu sofrimento, poetizar a vida e inventar histórias. Se pudesse resumir tudo isso numa única frase diria: amo amar as pessoas!

Comentários