Quando digo que estamos sós,
quero dizer no sentido de que em nossa evolução pessoal, não há ninguém que
possa evoluir por nós, assim como não podemos transmitir evolução a quem quer
que seja.
Estar só nesse sentido é
descobrir um mundo interior dentro de um universo. Estamos rodeados de pessoas,
mas essas pessoas não podem fazer parte de algo que só diz respeito a você, a
sua individualidade.
Ser essencialmente livre é ter consciência
disso e desprender-se do pensamento alheio.
Querer convencer alguém da sua
verdade é estar preso a uma prisão inventada por si mesmo. Cada um tem o seu
momento, a sua verdade e consequentemente a própria evolução advém de um
conjunto de descobertas intrínsecas ao ser.
Quando vejo qualquer pessoa
querendo insistentemente convencer outras de suas verdades, noto um desgaste
físico e energético entre elas. Cada qual irá querer fazer valer o que pensa e
irá travar uma batalha para invadir a mente alheia e convencê-la de que a
verdade que ele descobriu é a verdadeira fonte de tudo. Pera lá!
Desapegar-se de convencer ao
mundo de suas ideias é uma libertação. Não que você não possa dizer o que
pensa, claro que pode, aliás, faço isso nesse instante. Porém, não julgo ser
guardiã de uma sabedoria que deve ser passada a todo custo a outros. Isso é
ilusão. Cada um tem a sua própria visão de mundo e todas devem ser respeitadas.
O trabalho individual de
autoconhecimento é tão profundo a ponto de não sobrar tempo para convencer
ninguém a nada. Suas verdades descobertas
nesses períodos de descobrimento interno são suas, você pode dividir o que
descobriu, mas isso é algo muito seu e talvez não exista quem ouça. Está tudo
bem assim.
Mergulhar em si mesmo é a maior
brisa que pode existir. Não é necessário qualquer auxilio externo para essa
viagem. Existem mestres que fizeram antes de nós caminhadas análogas e servem
como guias turísticos, eles apresentas a paisagem e o caminho, apreciar e tirar
experiências disso tudo é com você.
Como em qualquer viagem, a
interior possui caminhos já caminhados, porém, a paisagem vista por mim não
será a mesma visitada por você. A individualização é algo que torna essa viagem tão
especial e única para cada ser.
Caso queira descobrir-se, compre
o bilhete, procure guias turísticos, mas não perca o foco de percorrer seu
próprio caminho. Sua verdade é única e preciosa, seja ela qual for, é sua e de
ninguém mais. Cada um descobrirá em seu tempo, a sua maneira o que precisa
descobrir.
Perguntas são mais importantes do
respostas. Sair da inércia e passar a procurar algo é o movimento da alma em
direção a ela mesma.
Ana Paixão

Comentários
Postar um comentário