Qual a sua essência?



Quem é você? Consegue responder? Quais são os seus gostos e preferências? Qual é a sua essência? O que o faz ser quem você é?

Quero convidá-lo a pensar em sua essência, no seu eu. Não existe resposta certa ou errada. Existe o que você realmente é.

Atualmente as pessoas andam muito desligadas de si mesmas e quando deparam-se com uma pergunta como essa: “quem é você? ficam sem respostas.

Não estamos acostumados a fazer esse tipo de reflexão sobre nós mesmos, vamos simplesmente vivendo nossas vidas sem pararmos para analisar questões existenciais.

Estamos condicionados a ser algo ou gostar de algo por causa de outras pessoas e de nossos relacionamentos sociais, pessoais, profissionais ou familiares.

Porém, todos nós temos algo em nossa essência que só diz respeito a satisfação de nossa alma. É algo que só diz respeito a nós mesmos, e não há nada de errado nisso.

As pessoas estão adoecendo por não saberem o que lhes dá prazer. Elas simplesmente vivem a vida satisfazendo aos outros, fazendo o que os outros querem que elas façam.

Pare e pense por alguns instantes: o que você realmente é quando não tem ninguém por perto ou quando você não precisa representar os papéis sociais que lhe são peculiares?

Será que você dança, brinca, dá risada sozinho, lê um livro ou escuta uma boa música? Procure ai dentro de si. O que o deixa feliz?

O convido a fazer uma listinha do que faz parte de sua essência. Pense com calma para responder.


O único objetivo desse exercício é o autoconhecimento. Medite a respeito.

Esse post é resumo de um mais extenso publicado já algum tempo: http://paixaoana.blogspot.com.br/2016/02/qual-sua-essencia-reescrito.html. Quis trazê-lo aqui de forma resumida para uma breve reflexão sobre o tema.

Espero que possa parar um instante para pensar a respeito.

Tenha um 2018 proveitoso e de profundo autoconhecimento é o que espero para mim e desejo à você.


Ana Paixão

Comentários